Dia do Teatro


Nós somos a Mariana Ferreira e a Patrícia Fonte, alunas da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira. Frequentamos o Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância, mais propriamente o 3º e último ano de curso.
A nossa página tem como objetivo divertir as crianças, e transmitir-lhe alguns conhecimentos interessantes e inovadores relativamente ao “Dia do Teatro”.

História: "Procura-se um amigo!"
Guião
                      
(Música – Olá!) (A Mimi e a Formiga dançam e cantam. A Mimi e a Arvore dos Desejos apenas cantam nos seus lugares)
“Vem, vamos passear e a quem por ti passar, diz Olá, Olá, Olá, Olá!
Quando conheceres alguém, deves dizer também Olá, Olá, Olá, Olá! Olá, Olá, Olá, Olá!”
Olá Mimi!
Olá Carlota!
Olá Arvore dos Desejos!
Olá Formiga!
Olá meninos e meninas!

Mimi – (…) Meninos e meninas? (desorientada) Aahh… (admirada) O que estão aqui a fazer? ... Bem, eu cá vou para casa. Adeus! (acena enquanto diz adeus)
Mimi- (Deita-se no chão e a abanar as pernas) Sinto-me muito sozinha... O que eu precisava era de um amigo. Alguém com quem falar… Alguém com quem brincar… Ai, ai, estar sozinha é muito cansativo! (Suspirando)
- Tenho que por mãos à obra rapidamente! É melhor começar a procurar. (levanta-se e vai procurar pelo amigo entre as crianças e entre os objetos - Fica aborrecida)
- O que poderei fazer para o encontrar?! (senta-se na mesa a pensar e a fazer um plano em mil e um papéis)
- Uma nuvem! Um amigo pode ter a forma de uma nuvem! Os olhos… O nariz…  E uma boca! Hmmm… (Faz uma cara feia) Não! (embrulha o papel e atira-o)
- Um coração! Os olhos… E uma boca para dar beijinhos! Hmmm… Oh, também não…
- Já sei! (desenha um balão com uma cara)
- E se eu encher um balão, e lhe desenhar uma cara, será que ela me responde? (olha à sua volta e vê um balão, corre até ele e desenha-lhe uma cara)
- Olá amigo! Como te chamas? (mas o balão não responde – Mimi faz um beicinho)
- Eiii… Amigo… (abana o balão e toca-lhe como se tivesse a chamá-lo) Eiii… Oh! (atira-o para o chão) Afinal não resulta…
(Olha à sua volta e muito pensativa e com ar misterioso olha para a boneca, levanta-se e diz:) - És tu! Tu é que és o meu amigo!
(Anda ao pé da sua boneca e faz-lhe festas no cabelo) - Então Carlota, como foi o teu dia, o meu está a ser muito, muito cansativo… Não sei com quem brincar… Não sei com quem falar… Mas tu pareces-me ser uma boa amiga! O que achas?
Carlota- Eu acho que sim, podemos experimentar!
Mimi- Então, olha Carlota, queres cantar comigo? Ou… Ou então vamos jogar ao Dominoplé! É isso! Assim cantamos e brincamos ao mesmo tempo! (muito entusiasmada)
Carlota- Está bem, mas… não sei se consigo… (Entusiasmada mas ainda com algumas dúvidas)
Mimi- Claro que consegues vááá! Dominoplé é é, … (cantando juntas)
- Então Carlota? Brinca comigo… Vá, bate as palmas comigo… (com ar triste, a perder o entusiasmo e a pedir)
Carlota- Esse jogo não serve para mim! Que pena eu ser só uma boneca… (Snif snif)
Mimi- Hmmm… Assim não dá mesmo… A não ser que… (Música – Ideia!) GRANDE IDEIA! (saltando) A não ser que lhe pudesse dar corda. É isso mesmo! Assim para além de falar, também se mexia! Se não tenho mesmo de arranjar um amigo… (corre para a sua boneca e diz:) - Vamos lá experimentar com corda!
(Música – Boneca de corda) (Mimi dá corda à boneca)
Carlota – (esperguiçando-se) Ahhh… Está-me a acontecer alguma coisa… Até que é bom! O que é isto? (olha em seu redor e depois olha para a Mimi) Olha… Não és tu que queres encontrar um amigo? Eu posso ser a tuuaaaaa melhooooooor amigaaaaaa… (perdendo a corda)
Mimi- Ohhh afinal não é grande ideia… Ela perde a força num instante! Um amigo de verdade não precisa de corda!
- Bem,  só há uma solução… Tenho de ir à árvore dos desejos! Claro, como é que não me lembrei disto antes?! Vou já para lá!
(Música – A árvore dos Desejos)
(ao avistar a árvore corre para a alcançar)
Olá Árvore dos Desejos!
Árvore dos Desejos- Olá Mimi!
Mimi - Sabes onde posso encontrar um amigo? É que, eu estou farta de procurar, mas não encontro nenhum! Já tentei de TUDO, mas sinto-me sempre sozinha!
Árvore dos Desejos – Hmmm… Se calhar até te posso ajudar, basta colocares aqui um papelinho com o teu pedido. E veremos o que acontece (com ar misterioso)… Percebeste?
Mimi- Está bem, assim farei.
(volta para casa e escreve no papel:)
“Procura-se um amigo. Se fores um amigo fala com a Mimi.” (vai mostrar às crianças e lê o que escreveu)
- Perfeito! Não devo pendurar muito alto, porque o meu amigo pode ser baixinho. Nem muito baixo, porque ele pode ser muitooo grande e não o conseguir ver! Não acham meninos?
(os meninos respondem)
- Tenho de ir depressa ter com a árvore mágica!
(Música – A árvore dos Desejos)
Árvore MágicaDemoraste muito tempo… Depois de pendurares o papelinho… (ar misterioso) Veremos o que vai acontecer… Boa sorte Mimi!
(Mimi pendura o papel, volta para casa e senta-se na sua cadeira confortável e esperou… (Música – Ponteiros do relógio) e esperou… e esperou… mas nada aconteceu…)
MimiTalvez o meu papelinho tenha caído… Um papelinho no chão é difícil de encontrar, mesmo para um amigo! E, por isso, vou voltar para ver se o meu papelinho está ainda pendurado na árvore.
(Música – A árvore dos Desejos)
 (Chegou à árvore e o papel ainda estava lá)
MimiO meu papelinho ainda aqui está, mas será que alguém o viu? Viste por aqui alguém, árvore dos desejos?
ÁrvoreNão vi ninguém, mas não te preocupes, quando for o momento certo irás descobrir um VERDADEIRO amigo!
MimiE voces meninos, viram por aqui algum amigo?
(os meninos respondem)
MimiOh, já estou farta de esperar, brincar sozinha não tem muita piada percebem?
(Formiga Horripilante aparece em cena a passear)
ÁrvoreSim Mimi mas não desistas, tens que ser paciente… Ele há-de aparecer!
MimiEstá bem.
(A Mimi volta-se para se ir embora e choca contra a formiga que ia a passar – fica muito espantada)
FormigaAi ai, desculpa desculpa! Carambolas sou mesmo desastrada…
MimiAi ai… Não faz mal, não tem problema nenhum mas… mas quem és tu?
(A formiga olha à sua volta à procura de alguém…)
FormigaAhhhh…. Eu? Estás a falar comigo? Oh, com quem havia de ser? Pois bem, olha estás à frente da formiga MAIS HORRIPILANTE de toda a Natureza!! uhuhuh
MimiSe tu és tão horripilante como é que consegues fazer amigos? Eles não fogem de ti?
FormigaNão! Eles não fogem de mim porque eu sou uma boa amiga! Ajudo todos, sou muito prestável…
MimiUma boa amiga… Mas como? Como é que sabes se alguém é ou não um bom amigo?
FormigaEntão, porque um amigo é alguém que quando está contigo, nunca te sentes aborrecido (dá um beijinho a uma criança) uhuhuh. Às vezes, até podem discutir (finge que luta), mas continuam sempre amigos! Sabes Mimi, um amigo é alguém de quem sentes falta (abraça a Mimi) quando não está contigo (mostra alguma tristeza e saudade).
Mimi Ahhh, então isso é ser um amigo! (esclarecida)
Formiga Sim! Uhuhuh (contente por ser prestável)
Mimi- Sabes onde é que posso encontrar um? (curiosa)
Formiga- Não, mas se aparecer um entretanto eu quero conhecê-lo! Uhuhuh (entusiasmada)
Mimi- Está bem. Vamos esperar um bocadinho as duas em minha casa. (esperaram, e esperaram colocando-se em várias posições enquanto esperam…) (Música – Ponteiros do relógio)
Formiga- Mas quando é que o teu amigo vem? Também o queria ver!
MimiNão sei! Tenho de continuar a procurar, ele não aparece! ufa! Esta é uma tarefa muito difícil…
FormigaOlha, já sei! Porque é que não brincamos um bocadinho enquanto esperamos pelo teu amigo? (estusiasmada)
MimiQue EXCELENTE ideia! Vamos brincar a quê?... Ora deixa cá ver… Têm alguma ideia meninos? Hm… Esperem esperem… JA SEI! Estão preparados? Pois bem! Tenho aqui duas caixas… Uma… Duas… (vai buscá-las) Destas duas caixas, vamos escolher uma! Boa?
FomigaNão sei o que vem daí, mas aposto que é uma OTIMA ideia! Uhuhuh (entusiasmada)
Mimi Vá, quem quer vir escolher uma caixa? (escolhe um menino) – Boa!
FormigaVáááá mostra lá o que é que está aí dentro! Váááá…

MimiEspera, espera… Não encontro… Quem é que andou aqui a mexer? (Mimi vasculha a caixa durante algum tempo) ohhhhh...está aqui um…um…é um ursinho de peluche! Estavas a esconder-te de mim! Seu brincalhão…
 Formiga É ISSO!! Vamos brincar às escondidas! (muito entusiasmada)
MimiBoa! Vamos lá então, eu conto e tu escondes-te!
Formiga uhuhuh está bem! (dá uns pulinhos)
Mimi1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10! (formiga esconde-se no meio das crianças) Aqui vou eu!!!
(Mimi procura em vários lugares)
- Ah! Ah! Estás aí! Belo esconderijo! (muito divertida)
Formiga – Uhuhuh! Vá agora sou eu a contar, e tu a esconderes-te!
- 1, 2, 3, 4, 5 (olha para trás a fazer batota e a Mimi esconde-se atrás da Formiga. A formiga finge que não a vê) Aqui vou eu! (procura nalguns lugares e pergunta às crianças: )
- Foram vocês que a esconderam? Uhuhuh
- Eiii… Mimi… Onde é que estááás? (procurando)
- De certeza que não a esconderam meninos? (para as crianças)
(Mimi toca nas costas da Formiga e ela vira-se de repente)
- Uhuhuh estavas aí! Sua malandra! Uhuhuh
Mimi Ahahah!
(brincaram durante algum tempo, mas cansaram-se de tanto brincar)
- Formiga, já estou cansada! Será que não há mais nada para brincarmos? Mas o que será que está aqui dentro? (ar misterioso) Uaauu… Nuvens…
FormigaSim Mimi, vamos olhar o céu e ver as nuvens! (deitam se e olham para o céu)
Mimi Olha, aquela parece a minha boneca Carlota! Que giro!
FormigaHmm… Não a conheço…
Mimi Um dia apresento-a!
Formiga – Olha olha, aquela parece um crocodilo! Uaauu que grande boca (espantada)… Uhuhuh ainda é mais HORRIPILANTE do que eu! (divertida)
Mimi – Ahah pois é!... (suspira ) Olha Formiguinha, já estou cansada…
FormigaBem… Ainda temos aqui mais uma caixinha, o que será que aqui vamos encontrar? (vai buscar a caixa e abre-a!)
MimiUm doce!!! Vamos comer um docinho?? Já está na hora do lanche e tudo! (comeram uma grande e doce mousse de chocolate juntas, até que…)
- A mousse é muito deliciosa, e se juntares cenouras, faz-te os olhos bonitos!
FormigaA sério? (muito admirada) Mais bonitos do que os meus? (levanta os óculos e abre muitos os olhos)
MimiHm hm! (acenando com a cabeça)
(passado uns segundos…)
FormigaMimi… Já está a ficar tarde… São horas de voltar. Só é pena o teu amigo ainda não ter aparecido!
MimiMmmm… (pensativa)
FormigaXau Mimi! Fica bem!!!
(passado algum tempo, Mimi sempre muito pensativa, levantou-se num salto e…)
(Música – Ideia!)
MimiSim, ele apareceu! Ele apareceu! O meu amigo apareceu, como é que eu não percebi logo?! Ei, formiga, espera!!...
FormigaO que foi Mimi? (curiosa)
MimiÉs tu a minha amiga! Como é que eu não percebi isso antes? (abraçam-se) Espera, quero ensinar-te a canção dos amigos!
FormigaUau que bom, gosto tanto de cantar! E também podemos dançar?! Uhuhuh
MimiEspera então eu vou chamar a Arvore dos Desejos e a minha boneca Mimi! Com corda, claro! (brincalhona)
( 10 - Música – Somos amigos !)

“Lalalalalala…
Somos Amigos!
Somos todos amigos!
Até ao fim! Amigos da Mimi!
Somos Amigos!
Somos todos amigos!
Até ao fim! Amigos da Carlota!
Somos Amigos!
Somos todos amigos!
Até ao fim! Amigos da Arvore dos Desejos!
Somos Amigos!
Somos todos amigos!
Até ao fim! Amigos da Formiga!
Somos Amigos!
Somos todos amigos!
Até ao fim! Amigos dos meninos!
Lalalala …”
 (a Mimi vai buscar o seu cesto com rebuçados e começa a dar às crianças, às Educadoras e Assistentes Operacionais. A Carlota, a Arvore dos Desejos e a Formiga continuam a cantar e a dançar e vão ajudá-la)

Mimi – Não se esqueçam meninos! Sejam muito amigos! Ahahah!


Expressão Plástica: Como fazer mascarilhas ?
 Para fazeres máscaras muito engraçadas para o Carnaval, tens de imprimir um destes moldes (máscara) ou pedires a alguém que o desenhe numa folha A4. Depois recorta ou pede ajuda a um adulto para a cortar. Por fim pinta e decora ao teu gosto.
Podes utilizar vários materiais como: penas, lantejoulas, algodão de diferentes cores, vários tipos de cartolina, moosgummi, papel de lustro… Tudo o que tiveres que possas aproveitar.


Aqui ficam algumas sugestões de máscaras já feitas em moosgummi.


Apresentamos aqui dois exemplos de mascarilhas que podem fazer:



Canção: "O Mundo Encantado do Teatro"
(melodia da canção da Leopoldina- “O Mundo Encantado dos Brinquedos”)

Bem-vindos ao mundo encantado do teatro
Onde há princesas e dragões.
Heróis de banda desenhada, pulos, saltos e muitos trambolhões!
O mundo do teatro, é no meio do palco
Onde tudo tem mais fantasia!
Imagina e diverte-te onde tudo tem muito mais alegria!


Jogos:
       
            Jogo do Espelho 
O jogo do espelho destina-se a crianças a partir dos 4 anos de idade em diante. Estimula a concentração e desenvolve a psicomotricidade.
Para executar este jogo é necessário duas crianças, colocando-se uma em frente à outra. O principal objetivo é a imitação dos gestos, isto é, dessas duas crianças há uma que vai ficar encarregue de desenvolver os gestos, e a outra imita exactamente da mesma forma (como se fosse uma imagem refletida no espelho) Assim, consecutivamente, com um movimento seguido pelo outro, se dá o jogo do espelho.

Jogo da Mímica
O jogo da mímica é bastante divertido, pode ser educativo e é muito simples de preparar.  Pode ser jogado a partir dos 4 anos e necessita apenas de pequenos cartões de papel ou cartolina e caneta ou lápis. Uma excelente actividade para um dia de chuva (pode jogar dentro de portas) ou demasiado quente (por exemplo jogar à sombra de uma árvore).
Antes de iniciar o jogo propriamente dito, escreva, em pequenos cartões, as ações que deverão ser mimadas. Por exemplo, cortar, costurar, bater, coçar, lavar a cabeça, comer, beber, pentear-se, pintar, escrever, ler, correr, apagar, chamar, varrer, adormecer, tocar tambor, telefonar… escolha as palavras que preferir ou mais adequadas ao seu grupo etário.
Sente as crianças em círculo e uma a uma, a criança escolhe um cartão. Ao seu ouvido sussurre a respectiva palavra. De seguida a criança mima a ação perante os colegas, que terão de adivinhar o que está a fazer. O primeiro que adivinhar, será o próximo a fazer a mímica.
Motive a criança a fazer gestos diferentes, não apenas aqueles que já conhece de histórias, lengalengas ou adivinhas. O propósito é brincar com o corpo, com o movimento, aprender a expressar-se de forma diferente e divertida.
Existem várias formas para a concretização deste jogo, consoante o grupo etário de crianças a que se destina é possível modificar o modo da sua execução. Este é apenas um exemplo que poderá aplicar para crianças a partir dos 4 anos de idade (como foi referido anteriormente). 

Poema sobre o Teatro


Um dia no teatro
É um dia de emoção,
Com muitas brincadeiras
E muita diversão!

   Vemos príncipes e princesas,
A passear de mão em mão.
Bruxas e piratas,
A cair no meio do chão.

Um dia no teatro
É uma boa recordação,
Para todas as crianças
Que vão levá-lo no coração.

Poema da autoria de: Mariana Ferreira e Patrícia Fonte, turma 3I2-ESALV

Brinquedo: Fantoche

O fantoche é uma alternativa de um brinquedo para criar um mini teatro, e assim fazer uma pequena representação. Este pode ser criado pelas crianças com diversos materiais e várias formas de execução. O fantoche que se encontra a baixo representado foi elaborado da seguinte forma:
            1º passo: Desenhar a boca do fantoche em mosgumi cor-de-rosa, e os lábios em vermelho.
            2º passo: Fazer um pompom com lã e colar com cola quente no fantoche (é importante ter muito cuidado ao utilizar a cola quente) para servir de nariz.
            3º passo: Pintar os olhos com tinta guache preta, e colar na meia (assim como o nariz do fantoche, os olhos também devem ser colados com cola quente).

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